domingo, 29 de maio de 2011

Nova Ipixuna - Nota da CPT de Marabá


TRABALHADOR É ENCONTRADO MORTO NO MESMO ASSENTAMENTO DE JOSÉ CLÁUDIO E MARIA DO ESPÍRITO SANTO EM NOVA IPIXUNA

                Foi encontrado ontem, por volta das 11 horas, o corpo do trabalhador HERENILTON PEREIRA DOS SANTOS, que estava desaparecido desde quinta-feira no interior do projeto de Assentamento Praia Alta Piranheira, localizado no município de Nova Ipixuna. O corpo foi encontrado por um grupo de assentados a 50 metros de uma das estradas vicinais, distante 7 km do local onde José Cláudio e Maria foram assassinados.

                Na terça-feira, dia do assassinato de José Cláudio e Maria, Herenilton e um cunhado seu, encontravam-se trabalhando em sua roça às margens de uma estrada vicinal a uns 5 km do local onde o casal de extrativistas foi assassinado por volta das 8 horas da manhã. Já por volta de 8:40h os dois presenciaram a passagem, a poucos metros deles, de dois homens em uma moto, modelo Bros de cor vermelha, vestidos de jaqueta e portando capacetes. Um deles, carregava uma bolsa comprida no colo. As descrições da moto, e dos dois motoqueiros, coincidem com informações prestadas à polícia por testemunhas que presenciaram a entrada, no assentamento, de dois pistoleiros horas antes do crime naquela manha de terça-feira.

                Ainda segundo o relato do trabalhador que estava ao lado de Herenilton, uns 100 metros à frente, os supostos pistoleiros pararam a moto e um deles abordou um trabalhador que se encontrava no local e pediu informações de como chegar ao porto do Barroso. O porto é uma das saídas do assentamento em direção ao município de Itupiranga, trafegando pelo lago da hidrelétrica de Tucuruí. Informados os dois seguiram viajem.

                Na quinta feira, Herenilton saiu de casa para ir ao mesmo porto comprar peixe como sempre fazia e não mais voltou. O corpo dele foi encontrado ontem dentro do mato, antes de chegar ao porto. A polícia, acompanhada de peritos do IML, esteve no local e fez a remoção do corpo para Marabá. O agricultor tinha 25 anos, era pai de 4 filhos e vivia no assentamento desde criança. Era muito conhecido e, de acordo familiares e vizinhos, não tinha envolvimento com atos ilícitos ou desentendimentos com qualquer pessoa. 

                Até o momento não podemos afirmar que o caso tenha relação com a morte de José Cláudio e Maria, mas também não podemos descartar essa hipótese. A polícia precisa esclarecer as causas do crime. O assassinato é prova de que a polícia, depois de 5 dias das mortes dos extrativistas, sequer tinha investigado as principais rotas de fugas do assentamento que os pistoleiros possam ter usado para fugirem após cometerem os crimes. Como explicar que um assassinato, com características de pistolagem, ocorra dois dias depois e nas proximidades do local onde os extrativistas foram mortos com todo o aparato das polícias civil e federal, “vasculhando a região” conforme anunciam? 
                                                                                              Marabá, 29 de maio de 2011.
                                                                                                                                             Comissão Pastoral da Terra – CPT da diocese de Marabá.



--

4 comentários:

palavrasdeumnovomundo disse...

Quando penso que já me causaram todos os espantos, revoltas e decepções possíveis me vejo novamente chocada, indignada.
Até quando aturaremos tudo isso sem reagirmos?

Rogério estou te linkando para acompanhar teus posts, pois embora seja paulista me interesso muito pelos informes do Norte do país e já vi que aqui estarei sempre bem informada.

Abraço fraterno. Rosa

rogerio almeida disse...

Olá

Grato pela gentileza

As coisas aqui estão bem delicadas

E ao se avaliar a situação, tudo indica que vai pior...

O PSDB reassumiu aqui
E já havia a avaliação que as coisas irião piorar
Abraço

Eliseu (O Carcará) disse...

Olá Rogério.
Fiquei conhecendo seu blog através da Rosa, do "palavrasdeumnovomundo" e gostei muito. Como ela, também me interesso pelo que acontece por aí, e na imprensa marrom tradicionalista não conseguimos nos informar devidamente, como você bem sabe. Conheço bem esse tipo de situação e tudo indica queima de arquivo. A polícia não é a culpada. A investigação só acontece com ordens de cima. No caso daí, vem do Ministério da Justiça. E sabemos que os interesses são enormes e muito bem representados nos Poderes constituídos.
Estou seguindo seu blog.
Abraços.

rogerio almeida disse...

Olá Eliseu, grato pela gentileza

Estamos no momento de verdadeiro terror

Há uma certa perplexidade

O ímpeto dos poderosos contra os camponeses espanta: seja a vaia pela notícia das mortes, seja pela encomenda das execuções

abraço