terça-feira, 20 de julho de 2010

Açailândia : Atingidos pela Vale fazem novo encontro

Encontro dos Atingidos pela Vale no Rio de Janeiro

Açailândia, oeste do Maranhão vai sediar entre os dias 22 e 23 a próxima reunião dos Atingidos pelos empreendimentos da Vale. Os moradores do Pará, Maranhão e Tocantins voltam a se encontrar. O objetivo é aprofundar os debates e ações nos estados da região de Carajás.


Açailândia abriga parte do pólo de gusa da região de Carajás. As outras siderúrgicas estão no município de Marabá, sudeste do Pará. Recentemente a Vale elevou o preço do minério do ferro.


No começo do ano o coletivo realizou um encontro internacional dos Atingidos pela Vale no Rio de Janeiro. Na ocasião foram apresentados um filme, dossiê dos impactos da companhia que opera em 32 países e uma revista impressa.


Em Açailândia o filme será apresentado na Câmara Municipal. O coletivo organizado em torno do Justiça nos Trilhos já realizou o lançamento dos documentos em São Luís, Maranhão, Marabá, Pará e agora Açailãndia.


A mobilização do Justiça dos Trilhos tem sido sistemática desde 2007, e vem ganhando maior envergadura desde o Fórum Social Mundial, realizado ano passado em Belém, Pará. E ajudou a cunhar a categoria Atingidos pela Vale.

0 comentários: