quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Terra do Meio - terra em disputa

O Instituto Chico Mendes anunciou que vai realizar um levantamento sócio-econômico na Terra do Meio, região do Xingu, oeste do Pará. A região é considerada a derradeira reserva de mogno do planeta, alvo da cobiça de inumeráveis sujeitos sociais.

O grileiro tem preponderância, o caso emblemático é do Cecílio Rego. A região registra óbitos dos dirigentes sindicais Ademir Alfeu (Dema), Bartolomeu Silva (Brasília) e missionária Irmã Dorothy. O bispo Darwin, vencedor do prêmio Direitos Humanos das Américas,2008, há anos anda com escolta policial, por conta de constantes ameaças de morte.

A iniciativa do levantamento envolve um cipoal de ONG´s de grande porte e da região. Tarcisio Feitosa, vencedor do Goldman Prize - considerado o Nobel de meio ambiente - pelo seu trabalho para proteger a floresta tropical, no ano de 2006, sobre o contexto da região adverte:

01- Até hoje não foi liberado os créditos do Incra para essas famílias, no Riozinho há um garimpo ilegal de ouro funcionando a todo vapor, no Xingu as fazendas de gado mesmo com a ordem judicial não foram retiradas da área.

02 - Na última reunião promovida pelo Inchibio na área não deixaram as organizações de apoio participarem. E os técnicos do Inchibio disseram que as populações locais que estão dentro do Parque Nacional não podem tirar a castanha esse ano.

0 comentários: